Em coisas que acontecem no dia a dia, hoje vou falar de sobre os seminários que assisti na Faculdade Sumaré, foram dois grupos e que me autorizaram expor as fotos e me dando material para colocar neste blog.
As informações passadas aqui foram tiradas do folder que os grupos me deram.
Vamos falar do grupo.
Formado por: Neide Ferreira, Stefany Sampaio, Daniele Aparecida, e Carina Oliveira.
O QUE É O AUTISMO
O autismo, embora possa ser visto como uma condição médica, também deve ser encarada como um modo de ser completo, uma forma de identidade profundamente diferente... ”OLIVER SACKS”
Conhecido cientificamente como DGD – Distúrbios Globais do Desenvolvimento – o autismo é síndrome caracterizada por alterações que se manifestam, sempre, na interação social, na comunicação e no comportamento.
Normalmente menifesta-se por volta dos três anos de idade persistindo por toda a vida adulta. Atinge principalmente o sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina. As causas ainda não foram claramente identificadas e varas abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas.
Os prejuízos estão diretamente relacionados ao grau de autismo que a pessoa apresente. Algumas, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos do desenvolvimento da linguagem. Alguma parecem fechadas e distantes, outras presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
As pessoas com autismo têm um modo diferente de aprender, organizar e processar as informações. Para respeitar estas diferenças, elas precisam de ambientes estruturados e organizados, pois normalmente o autista tem dificuldades em mudarem suas rotinas diárias.
Instituições educacionais vêm estruturadas, com profissionais especializados, possibilitam um tratamento mais apropriado para os portadores de autismo em seus diversos graus de comprometimento.
À medida que conseguimos estabelecer um vinculo com cada um desses, procurando proporcionar um ambiente terapêutico, onde possam se sentir acolhidos, observamos um desabrochar na forma de se relacionarem, cada um se colocando com a característica que lhe é peculiar.
Fonte: http://www.fada.org.br
O QUE NOS PEDIRIA UM AURISTA
Ajuda-me a compreender. Organiza meu mundo e ajuda-me a prever o que vai acontecer. Da-me ordem, estrutura, e não um caos.
Não fiques angustiado comigo, pois isto também me angustia.
Respeita meu ritmo. Se compreenderes minhas necessidades e meu modo especial de ver a realidade, não terás dificuldade de te relacionares comigo. Não te deprimas; o normal sou eu progredir e me desenvolver cada vez mais. Não fales muito, nem depressa demais. Para ti as palavras voam como plumas, não passam para ti, mas para nem podem ser uma carga muito pesada. Muitas vezes é esta a melhor maneira de te relacionares comigo.
Como todas as demais crianças, e como os adultos, sinto necessidade de partilhar o prazer e gosto de fazer bem as coisas, embora nem sempre consiga.
Para mim é difícil compreender o sentido de muitas coisas que me pedem para fazer. Ajuda-me a compreender. Procura pedir-me coisas que tenham sentido completos e decifráveis para mim. Não deixes que eu me embruteça e fique inativo.
Não te envolva demais comigo. Às vezes as pessoas são muito imprevisíveis, barulhentas demais e excessivamente animadoras. Respeita a distancia de que preciso, mas sem me deixares sozinho. Meu desenvolvimento não é irracional embora não seja fácil de entender.
Tem sua própria lógica, e muitas das condutas que chamas de “alteradas” são formas de enfrentar o mundo com minha forma especial de ser e perceber. Faze um esforço para me compreenderes.
Aceita-me como sou. Não condicione a tua aceitação a que eu deixe de ser autista. Sê otimista sem te tornares “romântico”. Minha situação em geral tente a melhorar, embora por enquanto não tenha cura.
Vale a pena viver comigo. Posso te proporcionar tanta satisfação como as demais pessoas. Pode acontecer um momento em tua vida em que eu, “autista” seja a tua maior e melhor companhia.
Rangel Riviere Gómez (Psiquiatra)
| Grupo em explicação sober Autismo |
| Esta de vermelho é a Raquel e o grupo escolhido |
Cada líder do grupo é desfiado a escolher um defeito e depois de escolhido, reúne-se cada grupo e decidem o que vão fazer para melhorar e aprimorar aquele defeito.
| A moça loura com as mãos no bleiser é a Monica ja incluindo o defeito da Sonia |
| Aqui o grupo esta decidindo como incluir o defeiro da Sonia e a sua recuperação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário